O que é Snoezelen – MSE?
O SNOEZELEN – MSE é uma abordagem de estimulação multissensorial que surgiu na Holanda na década de 70 e foi criada por dois terapeutas, Ad Verheul e Jan Hulsegge. O nome Snoezelen vem da junção de duas palavras: “SNUFFELEN”, explorar; e “DOEZELEN”, relaxar.
O MSE (Multi Sensory Environment) propõe um ambiente equipado com rico material multissensorial, ou seja, recursos que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.
A sala de atendimentos é um local com luzes, sons, cores, texturas e aromas, dentre outros recursos onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados, vistos e admirados, promovendo a ação do indivíduo por meio de 3 eixos principais de acompanhamento: relacional, sensorial e de relaxamento e bem-estar. Assim, os sentidos são estimulados oportunizando a sensação de prazer e favorecendo o desenvolvimento global das pessoas atendidas.
A APAE Bauru inaugurou a Sala Snoezelen em 2009, realizando os atendimentos de seus usuários e Capacitações de equipes multiprofissionais continuamente.
A quem se aplica a abordagem Snoezelen?
A todas as pessoas que apresentem quadros de alteração sensorial (busca/esquiva), TEA, estresse, agressividade, hiperatividade, medo, depressão, pânico, idosos e pessoas com lesões adquiridas temporárias ou permanentes e deficiências. Pode e deve ser usada em escolas especiais, hospitais, casas de idosos e clínicas particulares.
Snoezelen tem como fundamentos: a Neuroplasticidade, a Estimulação Sensorial e a Integração Sensorial (organização e resposta funcional).
Objetivos da APAE Bauru com a abordagem Snoezelen – MSE
1) Atuar:
na aplicação da metodologia Snoezelen no tratamento da pessoa com deficiência e outras condições relacionadas, a fim de complementar o processo de habilitação e reabilitação;
2) Capacitar:
novos terapeutas Snoezelen no Estado de São Paulo e no Brasil que tenham interesse em instalar Salas Snoezelen ou ambientes multissensoriais nas instituições ou clínicas particulares;
3) Preparar:
Áreas/Especialidades de atuação na Sala Snozelen – MSE:
- Psicologia;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Pedagogia;
- Terapia Ocupacional;
- Serviço Social;
- Educação Física;
- Artes.
Objetivo do trabalho no Snoezelen – MSE:
Oferecer um ambiente que gere efeitos relaxantes, calmantes e interativos e, ao mesmo tempo, que ativem as diferentes áreas da percepção, estimulando multissensorialmente os indivíduos.
A formação Snoezelen – MSE
O curso de Formação realizado em 44 horas (com aulas on-line síncronas e aulas práticas presenciais), é ministrado por profissionais com experiência na abordagem Snoezelen, que compõe a equipe da APAE Bauru e de outros centros de referência no Brasil e no exterior.
O que a capacitação oferece?
- Preparação e formação de novos terapeutas Snoezelen para atuar dentro do MSE;
- Orientações para montagens de ambientes;
- Indicação de sites/empresas para importação de equipamentos não existentes no Brasil;
- Indicação de profissionais que possam realizar projeto de implantação da sala Snoezelen;
- Acesso e contato com a International Snoezelen Association – ISNA
Quem pode atuar nos ambientes multissensoriais?
Profissionais com nível superior concluído nas áreas da educação, saúde ou assistência, devidamente capacitados na abordagem.
Onde o ambiente multissensorial pode ser instalado?
- Escolas de Educação Especial;
- Hospitais;
- Creches;
- Escolas de educação infantil;
- Lar de idosos;
- Clínicas particulares.
Salas Snoezelen inauguradas
- APAE Torrinha
- Casa da Criança de Tupã
- Secretaria Municipal de Educação de Botucatu (CIIEJA)
- APAE Itapetininga
- Secretaria Municipal de Educação de Botucatu Escola Municipal de Educação Especial “Nair Peres Sartori”
- Espaço Multidisciplinar de Aprendizagens – Botucatu
- APAE São José do Rio Preto
- CETI-SD Centro de Estimulação Terapêutica Interdisciplinar em Síndrome de Down
- FisioSuit – Ribeirão Preto
- FisioPET – São Bernardo do Campo
- APAE Campinas
- CRMA Matheus Alvares – São Vicente
- Unimed Bauru
- APAE Votuporanga
- PM Tatuí
- APAE Aguaí
- APAE Santa Fé do Sul
- APAE Jaguariúna
- Associação Renascer de São José do Rio Preto
- CEPREVI – Itapetininga
- Associação Olhos da Alma de Jaboticabal
Não é só fazer o outro sentir, é encontrar-se com ele! (Amélia Martins – ISNA)
Referências
Amaral, M. C. M. F. 2014). Impacto de um programa
AMCIP, ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DO CENTRO INTEGRADO DE PREVENÇÃO O que é Snoezelen/MSE? Disponível em: <http://www.amcip-pr.org.br/
Caminha, I. O. (2019). 10 Liçõ
CUNNINGHAM, C. C., HUTCHINSON, R. Recreation for people with profound and severe learning difficulties: the Whittington Hall Snoezelen Project. In: The Whittington Hall Snoezelen Project. A Report from Inception to the End of the First Twelve Months (ed. R. Hutchinson). Chesterfield: North Derbyshire Health Authority, 1991.
Degani, M., & Chariglione, I. P. F. S. (2019). Uma proposta de abordagem Snoezelen em estimulação multissensorial no contexto da Gerontologia – um ensaio reflexivo. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 175-196. ISSNprint 1516-2567. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-S
HAGGAR, L. E.; HUTCHINSON, R. B. Snoezelen: an approach to the provision of a leisure resource for people with profound and multiple handicaps. Mental Handicap, 1991. p. 51–55.
HULSEGGE, J.; VERHEUL, A. Snoezelen : another world. Derbyshire: ROMPA, 2006.
KING, B. H. Self-injury by people with mental retardation: a compulsive behaviour hypothesis. American Journal of Mental Retardation. N. 98, 1993. p. 93 – 112.
Sella, M. A. P. (2017). Snoeze
SELLA, M. A. P. Snoezelen – Um caminho para o mundo sensorial, Curitiba, AMCIP, 2008.
SILVA, E. R. Snoezelen/MSE – Estimulação Multissensorial para pessoas com deficiência. Disponível em: <www2.fc.unesp.br/cbe/anais.
Contato
APAE Bauru – Responsável Técnica: Priscila Foger
Avenida José Henrique Ferraz, 20-20 – Residencial Granja Cecília
CEP 17054-697 – Bauru – SP
Tel.: (14) 3106-1252 – E-mail: [email protected]